Histórico

Nascemos PETv, mas agora atendemos por um nome diferente. Muito prazer, GruppeTV

Em busca de crescimento, passamos por diversas transformações. Desde 2010, mudamos de integrantes, de identidade e, agora, de nome – mas nossa essência permanece a mesma. O exercício de um jornalismo diferente dentro e fora da Universidade é o que nos move.

Conheça melhor a nossa história:

Como nasceu o PETv?
Primeiro logotipo do projeto

O projeto surgiu em 2010 dentro do Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação Social da UFC, o PETCom. Os alunos queriam aprofundar o aprendizado e a prática do jornalismo voltado para a televisão e fizeram sugestões aos participantes do PETCom. Foi criado então o Grupo de Estudos e Práticas em Telejornalismo (PETv).

O projeto teve seu pontapé inicial por meio de oficinas ministradas por profissionais do telejornalismo cearense. As conversas versavam sobre suas vivências na profissão e dicas acerca do modo de trabalho nessa vertente do jornalismo. Após a fase de oficinas, houve a divisão do grupo em equipes para a produção da primeira edição do PETv.


No primeiro semestre de 2011, o projeto teve uma pequena pausa enquanto novas soluções nasciam a fim de solucionar os problemas que impediam os alunos de utilizar os equipamentos do curso. Foi para superar a dificuldade na logística de equipes e reportagens que apareceu a alternativa: produzir telejornalismo com o material dos próprios estudantes.

A primeira ação veio no segundo semestre de 2011. Criou-se a Semana PETv, em que profissionais convidados debateram vários tópicos ligados à televisão, como as funções primordiais do telejornalismo (a de repórter, produtor e editor), linguagem audiovisual, mídias móveis e edição de vídeo. Com a base teórica solucionada, era o momento ideal para a prática.

A equipe selecionada para o PETv aproveitou o começo das férias e produziu um telejornal com seis reportagens, o chamado Conexões. Câmeras digitais, gravadores e muita vontade para contar uma história foram peças fundamentais para a produção e criação dos primeiros projetos audiovisuais do PETv.

Logo do projeto até o início de 2014

No primeiro semestre de 2014, houve uma outra pausa nas ações do grupo, a falta de material para as gravações e a problemática em relação ao estúdio de TV da Universidade, condenado por problemas estruturais, impediram a realização das atividades nesse semestre. Porém, em 2014.2, houve um processo de reestruturação, com mudança de estatuto, coordenadoria, reclivagem e acompanhamento presencial da tutoria, o que fez com que o PETv tivesse uma nova roupagem: nova identidade visual, novos locais de gravação, novos integrantes e equipamentos próprios para o estudo e prática do telejornalismo ser incentivado cada vez mais dentro da Universidade Federal do Ceará.

Último logo do PETv

2015 já teve início como um ano de evoluções crescentes. A cada cobertura, entrevista e nova edição do Conexões, um gama de aprendizados era agregada à bagagem do grupo de estudantes e amantes do telejornalismo. Fechamos o primeiro semestre com um saldo incalculável, ansiosos por crescimento e mudanças. E assim foi. As férias de julho de 2015 foram dedicadas a reuniões e muito trabalho, a fim de concretizar planos e sonhos compartilhados – era hora do PETv de transformar, mais uma vez.

Nova identidade, nova formação, novo nome.


PETv agora é GruppeTV.


Mas nossa essência não mudou. O Grupo de Práticas e Estudos em Jornalismo Audiovisual continua com o mesmo objetivo: oferecer aos estudantes um espaço para praticar, estudar, refletir e trocar experiências, proporcionando o convívio direto com a prática da profissão.

Ser Comunicação. Ser Jornalismo. Ser audiovisual. Ser GruppeTV.




Como funciona?

O modelo de funcionamento do PETv também foi herdado pelo GruppeTV. Atualmente, a equipe conta com dezesseis membros, dos quais três fazem parte da coordenação geral, eleita a cada semestre por votação geral. O grupo se divide em equipes a partir de pautas selecionadas nas reuniões: para cada uma, há três membros que corresponderão às três funções primordiais do telejornalismo – produção, reportagem e edição. Dentre os membros elegíveis para a apresentação do Conexões, privilegia-se os que não apareceram como repórteres nas edições apresentadas.

Os estudantes que formam a equipe de reportagem mudam de função a cada edição do Conexões, também podendo acrescentar ao projeto – e à sua prática – cobertura de eventos, reportagens especiais, entrevistas etc.

As editorias do programa não possuem uma rigidez, podem variar, dentre outras, como Cidade, Esporte, Cultura, Entrevista, Memória, UFC, Tecnologia, Política e Comportamento.

Toda a equipe participa de reuniões de pauta e de reuniões de avaliação, nas quais os estudantes analisam a edição anterior com a orientação da tutora. O mesmo acontece nas reuniões de estudo, possibilitada pela leitura de um texto sugerido pelo grupo ou pela análise de produções audiovisuais ligadas ao telejornalismo.

Para saber mais sobre esses formatos, assista aos vídeos institucionais do PETv:








    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário